PORTFÓLIO DAY: Aprimoramento acadêmico e dicas para inserção no mercado de trabalho

O Portfólio Day, que foi criado como parte da programação da Semana de Comunicação da Faculdade Ceut, ganhou uma versão adaptada para promover a interdisciplinaridade entre a disciplina Comunicação e Mercado de Trabalho e a disciplina de Ética e abre as portas para que alunos de Jornalismo e Publicidade mostrem seus trabalhos e projetos acadêmicos para profissionais do mercado de trabalho que atuam em Teresina .  A proposta será realizada pelos alunos do oitavo período de Comunicação Social da Estácio – CEUT e acontece nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 18:30, na sala 403, do BLOCO A.

O evento é aberto para os estudantes de comunicação da faculdade.  De acordo com Cristiane Ventura, professora da Estácio CEUT e jornalista, o PortFólio Day é uma chance de mostrar o potencial dos acadêmicos de comunicação. “É uma atividade que apresenta o perfil e o talento de nossos alunos ao mercado. É também uma oportunidade de trazer o olhar do mercado para o espaço acadêmico”.

Dividido em quatro frentes de atuação, direção de arte, fotografia e vídeo, produção de conteúdos (abordando impresso, revista, portal e redes sociais) e empreendedorismo, o evento contará com a presença de profissionais atuantes no mercado local que farão análise dos portfólios dos presentes e passarão dicas acerca do campo profissional para os estudantes de comunicação. Mônica de Moraes (Framme Produções Audiovisuais),  Alline Vasconcelos (Diário do Povo), Antonio Cesar Almeida (Consultor Sênior do Sebrae), Netto Carvalho (Time Propaganda) e Aníbal Martins (Global Monster) estão entre os convidados.

Aníbal Martins, egresso de Publicidade e Propaganda da Estácio CEUT e CEO da Global Monster, estará presente na frente de atuação “produção de conteúdos”. Ele vislumbra no evento, a oportunidade de auxiliar os estudantes de comunicação no processo de conhecer mais intimamente a área de atuação. “Vou prestar o papel de egresso da faculdade e conseguir ajudar alguns estudantes a se encontrarem, ou a conhecerem mais o mercado. Quem trabalha com mídias sociais, que é meu caso, o que considero mais importante, é a renovação. Cabeça fresca, pensante, que conheça diversos temas e seja eclético, que tenha muito conteúdo pra criar, são aspectos primordiais”.

Aníbal reforça ainda a postura ética que o profissional precisa adotar. “Como qualquer ramo da publicidade, o trabalho com mídias sociais exige muito cuidado pra não ferir nem o seu público e nem o cliente. As vezes, quando não se expressa de forma clara, objetiva, você termina sendo dúbio, agredindo de certa forma o seu público. As informações precisam ser bem apuradas, corretas, verificadas , temos que ter muito cuidado com as informações que a gente replica”.

Washington Moura, professor da Estácio Ceut e Jornalista, avalia a importância de trazer a discussão sobre a ética profissional no Portfólio Day. “Na oportunidade poderemos vivenciar a discussão da ética profissional, como isso pode ser percebido e discutido no mercado local. Levantar esse debate, explorando a ética com profissionais de fora avaliando o potencial dos alunos, é de fundamental importância. Independente da área de atuação, a ética vai estar sempre presente na vivência do comunicador”.

Por: Artur Vasconcelos.

 

 

 

Deixe um comentário