Alunos sofrem com a falta de acessibilidade em Escolas de Dança

Pessoas com necessidades especiais enfrentam diariamente barreiras como a exclusão sociocultural nas escolas de dança de Teresina. Na escola de dança do estado do Piauí Lenir Argento com cerca de 850 alunos apenas seis possuem algum tipo de deficiência.

A escola recebe estudantes autistas, cegos, cadeirantes e com síndrome de down. Porém recentemente passou por uma serie de reformas, mas não possui total estrutura física que atenda as necessidades dos alunos. Cada sala comporta em media 20 a 30 alunos um professor e auxiliar.

A aluna Alice que é portadora da síndrome de down e é um grande exemplo de superação e está na escola desde 2006. Os professores procuram inseri-la no universo dos outros alunos sem ter que retardar ou adiantar os conteúdos na classe.

“A Alice está na escola há onze anos ela é muito eufórica, ansiosa, é muito apressada e não pode sentir fortes emoções e só quem consegue lidar com ela é a professora ou a mãe”, relata o professor Paulo Beltrão.

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Jovens participam de aula de Ballet Clássico na Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Foto: Gisely Machado e Hermeson Portela

Para Datan Izacá, Diretor da Escola, trabalhar com esses alunos é desafiador já que a instituição não é apropriada para esse tipo de trabalho, a finalidade da escola é a formação artística. “Temos uma missão de acolher, seja com necessidades especiais, físicas, ou com algum outro tipo, enfim procuramos inseri-los num contexto escolar”, explica o diretor.

Ainda segundo Paulo Beltrão os professores não tem formação específica para trabalhar com pessoas que possuam algum tipo de deficiência, em outras escolas também existem essas mesmas dificuldades, onde muitas se recusam a receber os alunos alegando que não possuem boas estruturas.

Segundo a Lei federal n. 7853/89, o artigo 8º fala que constitui-se como crime punível com reclusão de dois a cinco anos e multa aquele que recusar, cobrar valores adicionais, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência.

Repórteres:

Gisely Machado e Hermeson Portela

Edição de texto: Jhonatan Silva

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