FOTO EM PAUTA

Por: Yuri Parente – 5ºC iparagao@yahoo.com.br
O projeto Foto em Pauta, organizado pelo Banco do Brasil em comemoração aos seus 200 anos, esteve em Teresina entre os dias 20 e 23 de agosto. Este evento foi uma oficina de fotografia ministrada pelo professor da Universidade Guignard de Belo Horizonte, Tibério França. Com o intuito de disseminar a prática fotográfica, o projeto já passou por várias cidades, como João Pessoa, Goiânia e Palmas.
No primeiro dia ocorreu uma palestra aberta para 140 pessoas. Gal Oppido, Márcio Scavone, Araquém Alcântara e outros grandes fotógrafos tiveram suas fotos expostas. Análises foram feitas e dúvidas da platéia respondidas. Num clima informal, os alunos se sentiram à vontade para perguntar e opinar sobre as fotos que eram mostradas.
No segundo dia começaram as oficinas, porém apenas 30 vagas foram disponibilizadas. Um breve histórico da fotografia, informações técnicas sobre as máquinas digitais e explicações detalhadas sobre a cor foram os principais temas. Como exercício, o tema luz surgiu, sendo necessário que os alunos fotografassem a luz. Um tema conceitual que rendeu belas fotos.
No terceiro dia, Tibério França explicou como os diferentes tipos de luzes podem ser explorados na produção de fotos. Como o termo fotografia significa a desenhar com a luz, a técnica do Light Paint foi mostrada aos participantes. Ela consiste em o fotógrafo ficar num ambiente escuro e com uma lanterna ele desenha algo no ar ou passa a luza sobre algo ou alguém, que a câmera fotográfica captura o rastro da luz ou somente o objeto ou a pessoa que foi iluminada.
O sábado foi o último dia da oficina. Também foram os momentos de maior interação. Os alunos expuseram suas fotos num telão no auditório do Clube dos Diários. Foto a foto Tibério França foi analisando, indicando os defeitos e os pontos fortes. Ao final das análises, uma foto de cada aluno foi escolhida para ser exposta no site do evento (www.fotoempauta.com.br).
Foram feitas inúmeras fotos da turma numa rápida despedida. Para registrar o curso não só a memória, mas também as fotografias que guardaram aqueles momentos. Os aprendizes teresinenses com certeza ganharam muito com a simplicidade e a sabedoria de Tibério frança.

Deixe um comentário